Secretário de Saúde comparece ao Plenário da Câmara atendendo convocação dos vereadores

A Câmara Municipal de Formosa do Rio Preto realizou a terceira Sessão Ordinária de 2021, na manhã desta terça-feira, 09. Os vereadores aprovaram, por sete votos favoráveis, a Indicação nº 01/2021, de autoria do vereador Edson Batista Barbosa, que concede de isenção do pagamento de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ao imóvel habitado por portador de doença grave.

Em seguida, foram feitas as leituras, discussões e votação dos seguintes projetos:

Projeto de Lei nº 02/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal: “Autoriza ao Executivo Municipal para firmar Contratos, Convênios, Termos de Confissão e Novação de Dívidas com Secretarias e Órgãos Federais, Estaduais, Municipais, bem como Empresas Privadas que prestem serviços públicos”. O projeto foi aprovado por seis votos favoráveis.

Projeto de Lei nº 03/2021, também de autoria do Poder Executivo Municipal: “Dispõe sobre Manifestação Preliminar de Interesse na Participação de Consórcio Público para Aquisição de Imunizantes para Enfrentamento à Pandemia Internacional da Covid-19”. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Finalizando a sessão, o Secretário Municipal de Saúde, Hildjane Leite, atendeu a convocação dos parlamentares e compareceu a sessão para responder aos questionamentos dos edis às questões pertinentes à pasta, em sua fala, o secretário informou que ainda estão no início da gestão e por isso a secretaria de saúde está enfrentando muitas dificuldades, mas que toda a equipe está se esforçando para solucionar os problemas. Segundo o secretário, as Unidades de Saúde da Família em Malhadinha, São Marcelo e Santana ainda estão fechadas devido a falta de estrutura do telhado, problemas com fossa séptica e falta de equipamentos, porém as unidades da sede estão funcionando desde janeiro. Outra dificuldade apontada por ele foi em relação aos arquivos eletrônicos que foram deletados de todos os computadores da Prefeitura, incluindo os computadores da Secretaria de Saúde, prejudicando a continuação dos trabalhos. Hildjane afirmou que a mudança da sede da Secretaria de Saúde foi para garantir a acessibilidade e que o cadastramento junto à Policlínica do Oeste já está concluído. Ao ser questionado sobre a casa de apoio, localizada em Barreiras, o secretário informou que a secretaria irá locar outro imóvel, também próximo ao Hospital do Oeste, para melhor atender os pacientes, enquanto a casa de apoio em Salvador está recebendo pacientes normalmente, assim como o transporte continua disponível. O secretário garantiu que Tratamento Fora de Domicílio – TFD não foi suspenso e que a equipe que atente no Centro de Atendimento ao Covid-19 permanece com a mesma quantidade de profissionais, inclusive realizando atendimentos das Unidades de Saúde da Família. Leite informou ainda que, foi adquirido junto ao Ministério da Cidadania, três respiradores artificiais para a instalação de uma sala de estabilização no Hospital Municipal Altino Lemos Santiago. O secretário confirmou o atraso no pagamento dos profissionais e defendeu que em breve será resolvido e que estão contratando emergencialmente mais profissionais para atender a população. Por fim, o secretário assegurou o envio aos vereadores de um relatório com os dados atualizados da vacinação e sobre a situação epidemiológica do coronavírus no município.

As sessões permanecem com acesso restrito, devido à pandemia ocasionada pelo vírus da Covid-19. O público pode acompanhar as transmissões através das plataformas digitais da Câmara Municipal de Formosa do Rio Preto. A próxima sessão ordinária será realizada no dia 16 de março, a partir das 9 horas.

Instagram:  @camaraformosadoriopreto